terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ninguém é Insubstituível



II Rs 2: 05-14

5 Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.
6 Disse-lhe, pois, Elias: fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos.
7 Foram cinquenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão.
8 Então, Elias tomou seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.
9 Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.
10 Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.
11 Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
13 Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão.
14 Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou.     

Vers. 5
Eliseu substituiria Elias.
Sempre vão insinuar se estamos preparados para a substituição.

Vers. 6
Ninguém lidera bem sem antes ser um bom liderado.

Vers. 7
Muitos ficam a distância, mas o bom liderado não deixa seu líder sozinho.

Vers. 8
A capa ou manto de Elias era símbolo da sua autoridade ministerial e espiritual. O sucesso do líder e do liderado está na sua autoridade espiritual.
Às vezes, as águas devem ser divididas para que os obreiros avancem. As águas (circunstâncias da vida) podem se dividir, porém os trabalhadores não.

Vers. 9
A Obra de Deus requer de nós sempre o melhor.
- O melhor que podemos oferecer aos nossos liderados é o exemplo.
- Eliseu queria porção dobrada do espírito de Elias para fazer melhor e não ser maior que Elias.

Vers. 10
O poder de Deus não vem fácil. Existe a condição: não tirar os olhos do que Deus irá fazer.

Vers. 11
Só Deus pode separar trabalhadores para o benefício de Sua Obra.

Vers. 12
Eliseu amava o seu líder
- Ele viu Elias subindo. O liderado quer ver seu líder crescendo e vice-ersa.
- "Meu pai" é expressão de amor e carinho.

Vers. 13
A autoridade espiritual do crente está na capacidade que ele tem de descer. Eliseu desceu para pegar a capa de Elias, símbolo da autoridade e da mudança de poder profético.

Vers. 14
As pessoas vão mas o ministério fica.
- Elias se foi, porém a Obra Profética continuou. Eliseu atravessou o Jordão.
- Eliseu atravessou de novo o Jordão para a outra banda ou margem. Porque o bom líder sempre procura ver os dois lados da situação. A banda de lá e a banda de cá são igualmente importantes.   

Estudo Bíblico (Gilmar Cabral).     

Nenhum comentário:

Postar um comentário