I Sm 3:1-3
A Luz do Templo Ainda
Não se Apagou
Introdução:
*Contexto:
pecado e frieza espiritual.
*Templo:
lugar da manifestação da Glória de Deus.
*Características
desse período de escuridão:
- I Sm
3:1
- A
Palavra era rara.
- Não
havia visão manifesta.
Ø
A
religião era velha, pesada, acomodada e morta (Eli na cadeira – I Sm 4:18).
Ø
A
religião era sem visão (escurecida como os olhos de Eli – ele era o sacerdote)
– I Sm 2:2.
Ø
Pecado:
Hofni e Finéias
- Não se importavam com o Senhor.
- Desprezavam a oferta do Senhor
(tomavam-na para comer ainda crua).
-Deitavam-se com as mulheres que
serviam junto à entrada da Tenda do Encontro.
Ø
A
não-presença de Deus (A Arca foi levada pelos filisteus).
Desenvolvimento:
- Mas
a luz permanecia no Templo
Ø
Durante
o dia a luz iluminava o Lugar Santo.
Ø
Ao
entardecer, o sacerdote acendia as lâmpadas do castiçal.
Ø
O
Templo sempre estava iluminado.
Ø
A
lâmpada representava Israel, que deveria ser luz para as outras nações.
Ø
Hoje:
representa a Igreja, que deve ser luz para um mundo em trevas.
Ø
Para
a luz não apagar, era preciso azeite (um dos símbolos do Espírito Santo) fresco
trazido pelo sacerdote todos os dias.
Ø
O
castiçal e a luz natural permaneciam iluminando o Templo ou o Tabernáculo
porque:
1.
Essa
era a vontade de Deus.
2.
Samuel
era a resposta de Deus para mudar aquele cenário. Ele era a esperança de
integridade e autoridade espiritual. Ele era a indicação de que a lâmpada de
Deus não havia se apagado.
3.
Deus
desejou julgar Eli e seus filhos. Eles morreram. Hofni e Finéias e Eli “devem
morrer” para que Samuel apareça.
Conclusões:
Ø
Por
perder a visão espiritual, Eli não ouviu a voz de Deus; quem escutou foi
Samuel.
Ø
A
luz é a possibilidade de enxergarmos o pecado.
Ø
A
luz é a possibilidade de resgatarmos aquilo que se perdeu (“Icabode” – a
parábola da dracma perdida em Lucas 15).
Ø
Nós
somos as lâmpadas de Deus para os momentos de escuridão.
Ø
A
luz é a certeza de que nós, verdadeiros templos de Deus, jamais poderemos ser
apagados.
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