sábado, 14 de setembro de 2013

Resgatando o Tesouro Perdido


                                                                    
 Mateus 13:44

  O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. (Versão: Revista e Atualizada)

1. Em Mateus capítulo 13, Jesus está falando sobre o Reino de Deus.

  • O Reino de Deus cresce (parábolas O Grão de Mostarda e O Fermento - Mt 13:31-32; 13:33).
  • O Reino de Deus tem em si justos e injustos (parábolas A Rede, O Trigo e o Joio - Mt 13:47-50; 13:34-43).
  • O Reino de Deus possui coisas novas e velhas (parábola O Pai de Família - Mt 13:51-52).  
  • O Reino de Deus é de incomparável valor (parábolas A Pérola de Grande Valor e  O Tesouro Escondido (Mt 13:45-46 e 13: 44 ).
2. Esconder o Tesouro era uma prática comum, pois não havia bancos naquela época. Isto era visto como uma forma de acumular bens. Quando o dono do tesouro morria sem revelar o local onde enterrara o tesouro, este ficava perdido até ser achado por alguém. 

3. Na parábola de Mt 13:44, um homem encontra o tesouro e fica tão feliz que o esconde novamente e, para não correr o risco de perdê-lo, ele compra todo o campo ao vender os seus bens.

4. O Reino de Deus está oculto no campo.
  • A Bíblia diz que o "campo é o mundo". O Reino está como que oculto na dinâmica do mundo, mas é visível na Igreja e na vida dos cristãos sinceros.
  • Em Lucas 15, o Reino encontra o perdido e, em Mt 13, o perdido encontra o Reino.
5. "O qual certo homem..." Qualquer pessoa pode fazer parte do Reino de Deus. É somente valorizar esse Tesouro quando encontrá-lo.
  • O Reino de Deus é para todos. 
  • Todos são iguais neste Reino.
6. A alegria daquele que encontra o Reino faz com que ele esconda (guardar muito bem guardado) em seu coração os valores desse Reino.

7. A alegria daquele que encontra o Reino de Deus faz com que ele se desfaça de tudo o que seria impedimento para viver os valores do Reino (para comprar o campo é necessário vender tudo o que possui).

8. A alegria daquele que encontra o Reino faz com que ele valorize mais o Reino do que os seus bens.

Conclusões:
  • Rm 14:17 "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Versão: Revista e Atualizada) 
  • Mt 6:33 "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Versão: Revista e Atualizada).   
   (Gilmar Cabral)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário