Mateus 13:44
O Reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. (Versão: Revista e Atualizada)
1. Em Mateus capítulo 13, Jesus está falando sobre o Reino de Deus.
- O Reino de Deus cresce (parábolas O Grão de Mostarda e O Fermento - Mt 13:31-32; 13:33).
- O Reino de Deus tem em si justos e injustos (parábolas A Rede, O Trigo e o Joio - Mt 13:47-50; 13:34-43).
- O Reino de Deus possui coisas novas e velhas (parábola O Pai de Família - Mt 13:51-52).
- O Reino de Deus é de incomparável valor (parábolas A Pérola de Grande Valor e O Tesouro Escondido (Mt 13:45-46 e 13: 44 ).
2. Esconder o Tesouro era uma prática comum, pois não havia bancos naquela época. Isto era visto como uma forma de acumular bens. Quando o dono do tesouro morria sem revelar o local onde enterrara o tesouro, este ficava perdido até ser achado por alguém.
3. Na parábola de Mt 13:44, um homem encontra o tesouro e fica tão feliz que o esconde novamente e, para não correr o risco de perdê-lo, ele compra todo o campo ao vender os seus bens.
4. O Reino de Deus está oculto no campo.
- A Bíblia diz que o "campo é o mundo". O Reino está como que oculto na dinâmica do mundo, mas é visível na Igreja e na vida dos cristãos sinceros.
- Em Lucas 15, o Reino encontra o perdido e, em Mt 13, o perdido encontra o Reino.
- O Reino de Deus é para todos.
- Todos são iguais neste Reino.
7. A alegria daquele que encontra o Reino de Deus faz com que ele se desfaça de tudo o que seria impedimento para viver os valores do Reino (para comprar o campo é necessário vender tudo o que possui).
8. A alegria daquele que encontra o Reino faz com que ele valorize mais o Reino do que os seus bens.
Conclusões:
- Rm 14:17 "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Versão: Revista e Atualizada)
- Mt 6:33 "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Versão: Revista e Atualizada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário