sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Resposta Imediata



Ontem eu pensei que acordaria muito bem pela manhã. Ledo engano! Acordei e logo comecei a passar mal. Aliás! Quem é que pensa em acordar mal? Todo mundo acredita e deseja despertar de forma agradável, crendo que terá um bom dia, legal e cheio de realizações para variar. Não é mesmo? 

Mesmo assim, fiz o que tinha para fazer e me aprontei para o trabalho, pois "pegaria" no serviço só à tarde. Avaliei se conseguiria trabalhar e decidi que não faltaria ao emprego de jeito nenhum. Dava para aguentar.
            
 Aprontei as crianças para a escola e saí. Antes, já havia sido informado por minha esposa ao telefone que a passarela quebrada na semana passada já estava consertada. Pois é! Desta vez o serviço público foi de uma eficiência invejável. 
            
 Acredito que na vida acontece assim também. Existem "consertos" que levam anos para aconteceram, porém há outros que são ajeitados da noite para o dia. Vale dizer que nem esta notícia, aparentemente boa, me animou. 
            
Como ainda sentia-me mal, passei a reclamar; reclamei de mim mesmo, do mal-estar, da vida, cheguei até a reclamar com Deus; como se Ele tivesse culpa. Na verdade, em minhas confusões mentais, eu queria respostas, solução. Nada adiantou. Só piorei as coisas já que acabei por enfermar a alma além do meu pobre corpo. 
            
             Bem, cumpri meu ritual de sempre e "peguei" o ônibus. Quando estava quase chegando ao meu destino, percebi que uma senhora estava para descer e segurava firme um livro com a mão direita. Parte de seu antebraço cobria um trecho do título, o que me deixou intrigado já que gosto de ver o que os outros estão lendo. Comecei a tentar decifrar o título, mas faltava um pedaço coberto pelo antebraço da dona. Pensei: "ela vai descer e eu não vou conseguir juntar as peças do 'quebra-cabeças' ". Até que, enfim! Ela tirou o empecilho ao tentar se segurar para descer e, aí, pude ler o título por completo: "Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas". Não vi quem era o autor, parecia ser um livro de autoajuda, o que se evidencia pelo título. Não importa. O importante foi o impacto desse pequeno texto em mim. Certamente, nunca esquecerei esta experiência. 
          
           Olhei para "o meu interior" e disse a mim mesmo: "Deus, fostes rápido na resposta às minhas reclamações". É como se pudesse ouvir o Senhor dizendo: "Deixe de ser reclamão! Concentre-se no que a vida tem de agradável e bom! Ofereci a você tantas coisas boas e você se trancafia nos problemas! Com certeza nem reparou que foi melhor passar mal em casa do que na rua! Deu tempo para você se recuperar para trabalhar em paz à tarde. Você viu como seus filhos estavam bem e sorrindo de alegria com a sua presença pela manhã, algo inusitado para eles, viu não né?! Não, nem notou porque se concentrou no problema e não nas coisas boas em sua volta. Deixe os bons momentos da vida falarem aquilo que você ainda não ouviu por estar surdamente comprometido com o negativo, com o pessimismo e com o desânimo." 

            Compreendi que estava tomando um "toin" de Deus. Todavia, foi bom! Fez-me acordar verdadeiramente e não apenas porque levantei da cama.

(Gilmar Cabral – conto publicado na Antologia da Câmara Brasileira do Jovem Escritor ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário